sexta-feira, 22 de abril de 2016

LC BRODOWSKI SEDIA FORUM LEONISTICO D

FÓRUM LEONÍSTICO DA REGIÃO D – AL 2015/2016





Foi realizado na manhã do dia 10 de abril de 2.016, um lindo domingo ensolarado, o FÓRUM LEONÍSTICO da Região D, em BRODOWSKI-SP, terra natal de CANDIDO PORTINARI,  no CENTRO SOCIAL LIONS CLUBE, sob a supervisão e responsabilidade do CLMJ Jose Luís Suarez Pugnoli, Coordenador da Região D, que teve ótima frequência e com a presença dos clubes : ALTINÓPOLIS, BATATAIS, BRODOWSKI, RIB. PRETO CENTRO, RIB. PRETO CAMPOS ELÍSEOS, RIB. PRETO IPIRANGA, SERTÃOZINHO, SERTÃOZINHO CENTENÁRIO, CRAVINHOS, ( da região D, estiveram ausentes PONTAL, DUMONT, SÃO SIMÃO E CAJURU). Estiveram presentes também os clubes FRANCA CENTRO (E3); ORLÂNDIA (E2); NHANDEARA (A3), NEVES PAULISTA (B-1) e JABOTICABAL (C2), em um total de 95 pessoas.

Logo pela manhã, os companheiros visitantes eram recebidos com um sorriso e um abraço especial, característico do companheirismo brodowskiano, e todos recepcionados com um gostoso café da manhã, especialmente preparados pelas domadoras do clube.
Iniciando o protocolo, a formação da mesa dirigente foi feita pelo  CL Guilherme Adami, e dela fizeram parte : CLMJ José Luís Suarez Pugnoli, Coordenador Região D; CLMJ José Mário Bazan, Governador do Distrito LC-6; CL César Gullo, Presidente do LC Brodowski;  CLMJP Antonio Douglas Zapolla, assessor distrital revista BIG e revista LION SUDESTE e Orador Oficial do Fórum; CLMJ Sérgio David de Souza /CaL Nilza, 1┼ Vice Governador LC-6 (LC Neves Paulista); CLMJ Elves Sciarretta Carreira, Prefeito Municipal de Brodowski; CLMJ Mauricio de Souza/CaL Selma, PDG AL 2010/2011, ela Coordenadora da Divisão D-3 (LC Batatais); CLMJ Manoel da Rocha Freitas, PDG AL 2006/007 ( LC Sertãozinho), CLMJ Osvaldecir Aparecido Roque, PDG AL 1997/1998 (LC Jaboticabal); CLMJ Ângelo Invernizzi Lopes/CaL Regina, Secretário da Governadoria (LC Rib. Preto Jardim Paulista) e ela Assessora Distrital de Educação, Civismo e Cidadania LC-6; CLMJ Antonio Carlos Girotto/CaL Eleni, Tesoureiro da Governadoria LC-6 (LC Sertãozinho, CLMJ Glauber Gomes da Silva /CaL Alessandra/Leo Arthur, Assessor da Mutua Distrital C-6 e Presidente do LC Nhandeara (A-1); CLMJ José Antonio Rossato / CaL Cristina, Assessor do Concurso de Eficiência LC-6 (lc Jaboticabal); CaL Helena Sonia M. Sandrin, Coordenadora da Divisão D-1 ( e Presidente do LC Sertãozinho Centenário); CaL Maria Imaculada Campos Bega, Assessora Distrital do Concurso do Cartaz sobre a Paz LCV-6 (LC Rib. Preto Campos Elíseos);  CaLMJ Maria Aparecida Destito Pelizzon, Assistente Distrital do Desenvolvimento e Participação da Mulher no leonismo Região E (LC Orlândia) ; CLMJ Adair Vieira Arnoni, Coordenador da Divisão E-2 (LC Orlândia);  CLMJ Roberto Luíz de Freitas / Cal Suzana, Coordenador da Divisão E-3 (LC Franca-Centro); CL Hélio Massami Yoshidome / CaL Edna Maria, Secretário Adjunto do LC6 (LC Rib. Preto-Jd. Paulista); CaL Luceli Pupin Luizato, Assistente Distrital do Concurso do Cartaz sobre a Paz LC-6 (LC Rib. Preto Jd. Paulista)  e os presidentes representantes  dos clubes presentes: CaL Maria Cleide Baviera Fiori (LC Altinópolis); CL André Luis Damasceno / CaL Ângela  (LC Batatais); CL Luiz Carlos Hespanhol / CaL Rosmary (LC Cravinhos); CL Omar Nahas (LC Rib. Preto Centro); CL Silvio Marcio de Paula / Cal Eliana (LC Rib. Preto Ipiranga); CL Valentim Orlando de Souza (LC Sertaozinho); e os convidados Osmany Antonio de Oliveira, Celia Borges de Oliveira e Clelia Borges de Oliveira, irmãos do saudoso CL Joacyr Borges de Oliveira, e o sr. Luis Omar Orlandini e Sra., de Jardinópolis.

Depois foram nomeados, CL Cesar Gullo, como secretário deste Fórum e também o CLMJ Antonio Olimpio Dias, como redator da Carta de São Joaquim e CLMJ Manoel da Rocha Freitas como mediador do Forum. Antes da abertura protocolar, o CLMJ José Luis solicitou a todos um minuto de silencio em memória do saudoso associado do clube, CL JOACYR BORGES DE OLIVEIRA, falecido no dia 20 de março de 2.016, e logo após, a Invocação a Deus foi proferida pelo CLMJ Luis Carlos Hespanhol, Presidente do LC Cravinhos e feita a entoação da 1ª. estrofe e estribilho do Hino à Bandeira, com acompanhamento visual e musical.

            Logo após a palavra foi concedida aos Coordenadores de Divisão D
Coordenador da Divisão D1 – CaL HELENA SONIA M. SANDRIN
Coordenador da Divisão D2 – CLMJ ALEXSANDER ORTEIRO (AUSENTE)
Coordenador da Divisão D3 – CaLMJ SELMA DE ALMEIDA SOUZA
e todos fizeram um completa explanação da experiência que estão vivendo nestes cargos, e resumindo como tem sido a atuação à frente de cada Divisão, mostrando ao Governador que tudo caminha na mais perfeita e justa normalidade.
            Encerrando esta parte protocolar, o CLMJ José Luis assim se pronunciou: ¨Nas reuniões que tenho participado digo sempre que durante este Ano Leonístico estou sendo um Coordenador de Região privilegiado, pois o Governador Bazan fez ótimas escolhas nos Coordenadores de Divisão, colocou digamos só “feras” para trabalhar comigo. Não estou tendo trabalho nenhum, estou aprendendo muito com vocês, tenha a certeza este ano é um ano que ficará gravado na minha vida, pois além de aprender com vocês passei a conhecer melhor cada clube de nossa região e aumentei muito meu círculo de amizade. Quero continuar a disposição dos clubes, pretendo continuar participando aprendendo com vocês cada dia mais, pois gosto do que faço.¨

                Passando para a 2ª. parte do protocolo, o CL  José Luis Suarez Pugnoli, Coordeador da Região D, dispensou a leitura do currículo do CLMJP Antonio Douglas Zapolla, Orador oficial deste fórum (http://www.lionsclubedebrodowski.com.br/curricululeon.htm)
 e a palavra concedida ao mesmo.



         Iniciando a sua parte, o CLMJ Douglas afirmou que acima de qualquer cargo ou título que faz parte de seu currículo, o mais marcante e significante era o de ser COMPANHEIRO LEÃO, ainda mais sendo um COMPANHEIRO LEÃO MELVIN JONES PROGRESSIVO  e que tudo faz, em sua vida Leonística, para honrar ser um CL.

Inicialmente, deixou a solidariedade do LC Brodowski e nossa tristeza à família do CL JOACYR BORGES DE OLIVEIRA, que faleceu no último dia 20 de março, nos legando um caráter ilibado, de honestidade, de princípios, que foi um marco na educação Brodowskiana e também regional. No dia 31 de janeiro de 2012 mereceu do LC Brodowski uma homenagem toda especial que deu o seu nome à sala de troféus, com   o merecimento justo e perfeito. CL Joacyr, mineiro de JACUÍ, que vindo do LC SÃO JOAQUIM DA BARRA em MARÇO DE 1977, portanto praticamente associado fundador, se filiou ao LC Brodowski, sempre foi fiel ao seu comprometimento leonístico, dentro de suas possibilidades e foi realmente um homem livre e de bons costumes. Agradeceu aos irmãos do CL Joacyr ( Osmany, Célia e Clélia) pela presença dizendo a eles que podem se orgulhar do irmão que tiveram, por tudo que ele representou para o leonismo e para a educação, já que foi um professor, diretor de escola e Supervisor de Ensino dos mais competentes. Lembrou também que em 2.012, o LC Brodowski fez uma homenagem especial a ele, dando o seu nome à sala de Troféus.
Disse também que fez uma simples homenagem ao CL Joacyr, em um vídeo especial, que pode ser visto em :


Deixou também solidariedade à Domadora Luci Mara Besson Vasconcelos, que no dia 24 de março, justamente na 6ª. feira Santa, perdeu o seu irmão REGINALDO.

        Em seu pronunciamento, o CLMJP Douglas abordou o compromisso de servir e todo esse pronunciamento poder ser lido em


Ao encerrar sua palestra, o Coordenador do Fórum, pediu ao CL Manoel da Rocha Freitas que fosse o mediador entre os participantes e o Orador Oficial, onde foram feitas várias perguntas:

CLMJ Elves Sciarretta Carreira, do LC Brodowski: Como podemos fazer para fundações de novos clubes: Qual sua opinião ? Visão ? Orientação ?

CL Omar Nahas, Presidente do LC Rib. Preto Centro: Um ano apenas não é insuficiente para o Governador realizar um bom e profícuo trabalho ?

CL José Augusto de Lima, do LC Altinópolis: Qual a sua opinião para o desinteresse de se adquirir novos associados e sua sugestão.

CaL Maria Aparecida Jordão de Abreu, do LC Batatais : Não seria interessante prepararmos os filhos dos papais Leão para serem um futuro Leão ?

CaL Terezinha Rinhel, do LC Batatais : O que fazer para um clube conseguir fazer campanhas, sem ter que vender rifas ou pizzas, etc.. ?

CaL Luceli Pupin Luizatto, do LC Rib. Preto Jardim Paulista : Como motivar os associados para não desistirem do movimento ?

Todas estas questões foram respondidas com coerência dentro da visão do orador, resumidamente mostrando que todos que o principal no leonismo, deve ser o comprometimento, o amor, a solidariedade, a compreensão, o respeito mútuo, onde todos tenham um único objetivo, o de consolidar e fortalecer o movimento.

Na sequência, a palavra foi dada ao CLMJ Elves Sciarretta Carreira, do LC Brodowski, e atual Prefeito Municipal, que lembrou que o seu padrinho no clube, foi o orador da reunião, CLMJP Antonio Douglas Zapolla,  falou sobre a importância de um clube de serviço em uma comunidade, dando o testemunho como LEÃO e agora como Prefeito que sente ainda mais a importância do LIONS na comunidade. Falou de vários projetos que estão sendo elaborados pela municipalidade, onde conta com a sempre colaboração do LC Brodowski. Relembrou com saudade, a passagem do saudoso CL JOACYR BORGES DE OLIVEIRA, que foi diretor da EMEF TIRADENTES onde sua mãe trabalhou e que irá completar 100 anos, e onde certamente o CL Joacyr também será homenageando, convidando os seus irmãos presentes a comparecerem.

Falou também, emocionada, a CaL Maria Aparecida Destito Pellizon, do LC Orlândia, para agradecer as orações, as palavras de conforto e solidariedade, que a fizeram superar um grave problema de saúde que a acometeu recentemente, quando participava de um seminário de Lions Internacional, em Campinas, onde o LC CAMPINAS CARLOS GOMES foi de um atenção total, e que com tudo isso pode superar e vencer, e está voltando à atividade Leonística totalmente remotivada.

Falou o CLMJ Sérgio David de Souza, 1º. Vice Governador LC-6, do LC Neves Paulista, agradecendo a recepção e da sua imensa alegria de juntamente com sua CaL Nilza poder visitar Brodowski, cumprimentou os coordenadores deste Fórum, falou sobre sua preparação para ocupar o cargo de GOVERNADOR DO DISTRITO LC-6, cuja eleição será no próximo dia 01 de maio, em Guaíra-SP, pedindo o voto de confiança de todos, sentindo-se totalmente preparado para liderar o Distrito LC-6, com muito serviço e companheirismo.

A palavra foi concedida então ao CLMJ JOSÉ MARIO BAZAN, Governador do Distrito LC-6, AL 2015/2016, destacou a perfeita organização deste Forum Leonistico, fez vários comunicados de sua governadoria, convidando a todos para participarem da XVII Convenção Distrital LC-6, dias 30 de abril e 01 de maio, em Guaíra, que será patrocinado pelo LC GUAÍRA AGUAS CORRENTES. Comentou sobre o ocorrido com o LIONS CLUBE DE IPUÃ (E-2), onde problemas com a creche local foi conotado com aquele clube e inclusive alvo de reportagem na EPTV deste sábado. Convidou o CL Adair Vieira Arnoni, do LC Orlândia, que prestou maiores esclarecimentos e que certamente não aconteceu nada que pudesse denigrir a imagem daquele clube e do leonismo.




Finalizando, o Coordenador solicitou ao  CLMJ Antonio Olímpio Dias, para fazer a leitura da Carta de Brodowski aprovada com louvor e o CLMJ José Luís Suarez Pugnoli fez um agradecimento a todos pela presença, desacou a presença do Sr. LUIS OMAR ORLANDINI e sra., que estão juntamente com o LC Brodowski e LC Cravinhos fazendo trabalho para reativar o LIONS naquela comunidade, onde em 1.982, o LC Brodowski fundou o clube, deixou uma instrução Leonística de sua autoria, intitulada ALEGRIA NO SERVIR,  (http://www.lionsclubedebrodowski.com.br/alegrianoservir.pdf) e encerrou o FÓRUM LEONÍSTICO DA REGIÃO E, com a leitura da  Oração pelo Brasil.  A seguir, foi oferecido a todos um gostoso almoço onde todos puderam se confraternizar e solidificar os elos de companheirismo e amizade onde foi gratificante ver a alegria contagiante pelo sucesso do encontro e pelo reencontro de tantos companheiros, companheiras e domadoras. Outro fato a se destacar foi o grande trabalho que as domadoras desenvolveram, preparando o café da manhã, o almoço, servindo a todos com o sorriso cativante das mulheres que demonstram amor ao Lions e ao clube.




Obs.: vejam todas as fotos registradas pelo CL SÉRGIO LUIZ BROZEGUINI visitando o link abaixo:
leiam a ata elaborada pelo CL CÉSAR GULLO em
leiam a CARTA DE BRODOWSKI elaborada pelo CLMJ ANTONIO OLÍMPIO DIAS em

vejam trabalho elaborado