quarta-feira, 26 de setembro de 2012

QUAL É A DO LIONS ???


Essa pergunta me foi feita por um amigo, em uma reunião de família, após um comentário meu a respeito das reuniões do Lions Clube de Brodowski.
Sendo um COMPANHEIRO LEÃO há muito pouco tempo, oficializado em fevereiro de 2012, e com participação ainda  em poucas reuniões do clube, a resposta não fluiu bem, com argumentos que tivessem o poder de responder com detalhes a esse questionamento. E pude responder apenas que a do LIONS é ajudar e servir as pessoas, que é um dos fundamentos da Associação e do Leonismo.
Mas, com o passar dos dias e tendo já uma participação melhor e mais constante, e conhecendo cada vez mais o verdadeiro fundamento do LIONS, percebi que a nossa visão vai abrangendo vários outras oportunidades que o movimento leonístico nos oferece.
Percebi também, dentro do protocolo de uma reunião normal, que a INSTRUÇÃO LEONISTICA, é um instrumento muito importante de informar os associados mais recentes e atualizar os mais experientes, bem como as pessoas que são convidadas a participar e que se interessa em fazer parte de um LIONS CLUBE.
A Instrução Leonística pode nos ajudar a responder uma pergunta tão abrangente quanto essa.
“QUAL É A DO LIONS ?”, é uma pergunta que terá então inúmeras respostas, dependendo de cada pessoa. Dependerá de experiências, de objetivos, da profissão, da religião, da visão de futuro de cada um, e de vários outros inúmeros fatores e pontos de vistas.
Mas, com certeza, a resposta de um associado de LIONS CLUBE a essa pergunta, não pode deixar de enfatizar o COMPANHEIRISMO como instrumento principal para organizar e atingir objetivos em nossas vidas.
Como COMPANHEIRO LEÃO enquadrado no lema do nosso Presidente 2011/2012, ( A união da experiência de um juba larga  com a garra de um jovem leão ! ), pude então responder a este amigo a pergunta a mim feita :  QUAL É A DO LIONS ?
A do LIONS é nos oferecer a oportunidade de participar de uma associação internacional alicerçado no lema NÓS SERVIMOS e que através do COMPANHEIRISMO nos oferece outra visão do mundo atual. Que nos dá a oportunidade de convivermos com outras pessoas que também são interessadas no bem estar publico que nos dá a chance de termos uma “outra família”, onde todos se respeitam, onde todos se consideram iguais entre si.
A do LIONS é nos dar a oportunidade de agradecer o que de bom recebemos da vida, agradecer podendo retribuir oferecendo àqueles que não tiveram a mesma sorte dos que fazem parte de uma família leonística. Agradecer por sentirmos como é gratificante poder “dar” em vez de “pedir”, como é gratificante ver o seu semelhante sem o sentimento de soberba, de grandeza, de poder, de orgulho, mas sentir o seu semelhante como uma pessoa digna de consideração, de ajuda e de compartilhamento.
A do LIONS é nos dar a oportunidade de termos, em qualquer parte do mundo, amigos que levados pelo mesmo sentimento de amor ao próximo, de sentimento de serviço desinteressado, ficam ao nosso lado em todos os momentos, sejam bons ou maus, de nossas vidas.
A do LIONS é nos dar a oportunidade de nos sentirmos gente, de sentirmos a importância da ajuda mutua, da reciprocidade, do sentimento fraterno, da amizade desinteressada, de mostrarmos a nossa cidadania, o nosso amor a uma instituição, a uma cidade, a um povo amigo.
A do LIONS é podemos responder, com cabeça erguida, que somos uma sociedade civil constituída de homens, mulheres e jovens que se reúnem para ajudar as pessoas, prestarem serviços comunitários, fazer campanhas humanitárias e filantrópicas. As ações dos Lions Clubes têm como foco a educação e a saúde, o meio ambiente, a paz e a compreensão universal entre os povos e a valorização da moral e da ética entre os cidadãos. Que com toda pratica desses fundamentos, somos LIDERES em nossas comunidades.  Tudo isso tendo a retaguarda do verdadeiro COMPANHEIRISMO, de pessoas que podem dizer que todos no LIONS são amigos sinceros, companheiros para qualquer oportunidade.
A do LIONS é mostrar para a nossa comunidade, para as nossas autoridades, que imbuídos deste sentimento verdadeiros de leonismo, que somos pessoas privilegiadas, somos pessoas consideradas em nossas comunidades, porque NÓS SERVIMOS e não temos nenhum comprometimento político, religioso, fanático, interesseiro ou pessoal.
A do LIONS é então poder dizer, com muito orgulho: EU SOU UM VERDADEIRO COMPANHEIRO LEÃO, EU SOU UMA PESSOA DE BEM, EU TENHO UMA SEGUNDA FAMÍLIA.
Finalmente, então, posso responder a esta pergunta  dizendo que nós Companheiros e Companheiras, nós que estamos no LIONS, somos agraciados de todas as maneiras, pelo Criador.
Somos parte de - não só uma família biológica, mas da família formada pelos membros de nosso Clube. Dispomos de todas as condições acima citadas, para vivermos de maneira plena. Que colocamos o nosso viver para praticar o bem, através das ações  que nos levem a atingir os objetivos do Leonismo, especialmente aqueles que congreguem mais irmãos e companheiros na sublime  missão de servir, no amor..., por amor... com amor...
ESTA É A DO LIONS  !!!!

CL JOSÉ MARIO ZANON
LC BRODOWSKI – SETEMBRO/2012
Filiado em fevereiro de 2.012

Obs.: Instrução lida na reunião geral do dia 25/09/2012

4 comentários:

  1. Caro CL Douglas, foi com uma certa desconfiança que comecei a ler esta Instrução, já que era de um CL recente em Lions, mas à medida que ia avançando na leitura, ia ficando mais surpresa e satisfeita. Por gentileza, leve meus cumprimentos ao CL José Mário pela acurada persepção do Movimento Leonístico em tão pouco tempo de leonismo. Tem CCLL e CCaLL de Juba larga que não são capazes de explicar tão bem "Qual é a do Lions". É de CCLL assim que precisamos! Parabéns ao Padrinho (será você?) que o apresentou ao movimento! Já imprimi para levar na reunião de amanhã. Abraços, CaL Dóris. Pres. LC FRANCA IMPERADOR - LC-5

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso

    Precisava ser oficializado e fazer parte da pasta do leão que toma posse.
    Esta ai uma idéia.

    Abraço
    Cido Octavio
    Lions Clube de Orlândia
    Secretario

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso

    Precisava ser oficializado e fazer parte da pasta do leão que toma posse.
    Esta ai uma idéia.

    Abraço
    Cido Octavio
    Lions Clube de Orlândia
    Secretario

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo, Ir.. e companheiro Douglas

    É gratificante ver companheiros novos procurando entender melhor a filosofia de nosso movimento. Não é raro, ao questionarmos a pergunta mencionada pelo CL José Mario, a gente ouvir respostas não condizentes com aquilo que realmente professamos em nosso movimento. Estou passando para você, a título de participação, o “ pro-memória” de uma palestra que fiz no LC de Ituverava, já há algum tempo, para que você a repasse ao CL José Mário Zanon, com os meus cumprimentos pela mensagem que publicou.

    Grande abraço para você


    Altayr Ribeiro da Silva
    LC Igarapava

    ResponderExcluir