quarta-feira, 29 de maio de 2013

SEMENTE DE LICHIA

                               SEMENTE DE LICHIA

 


           Fundado por Melvin Jones em 1917, o Lions Clube hoje é a maior organização de Clubes de serviço do mundo, com aproximadamente 1,4 milhões de sócios, em 46.000 clubes, com o principal objetivo de “Servir”.
            E Servindo, ao longo desses anos, o Lions prestou relevantes serviços, participando ativamente no auxilio de vitimas em tragédias, e ainda em ações sociais e humanitárias, sendo, inclusive representado em importantes organizações, como Unesco, Fao, e Unicef.
            Tais ações, no entanto, fazem com que seja visto por alguns, como uma entidade assistencialista.
            Tal visão, no entanto, não condiz com a verdade, afinal, nosso maior objetivo é “... promover os princípios éticos, o bem estar da coletividade e o congraçamento universal.”
            Talvez tal visão se deva ao fato de que ao buscarmos “o bem estar da sociedade” trilhamos pelo interesse ativo pela melhoria das condições cívicas, sociais e morais da sociedade.
            Aliado a isso, temos por ética “Ajudar o próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado”.
            Diante disso, cumprindo nossa missão, através da ética, fica a pergunta: Doar cadeiras de rodas, próteses, alimentos, remédios e atender aos mais diversos pedidos, se tratam de assistencialismo? Ouso responder: Não. Apenas estamos “Ajudando o próximo”.
            Porem, não podemos nos ater apenas a essa frente de trabalho, mas sim em outras, que consequentemente contribuirão para o atendimento desta.
            Nesse ponto me refiro às ações voltadas à educação, saúde e esporte.
            Segundo estudos, anualmente, milhares de pessoas perdem a vida ou passam a ter dificuldades motoras, onde as principais causas são o transito e armas, sejam elas de fogo ou branca.
            Se não bastasse, outros tantos são acometidos desses males em virtude dos excessos, em especial, drogas, álcool e tabaco, e ainda pela falta de acompanhamento de sua saúde através de exames de rotina.
            Tais situações trazem sofrimento ao individuo e seus familiares, inclusive relacionadas ao trabalho, gerando enormes dificuldades financeiras.
            Por outro lado, estudos também apontam que, crianças bem educadas, tanto curricularmente como psicologicamente, e que praticam algum tipo de esporte, ou ainda desenvolvem alguma arte, tendem a ser adultos mais conscientes, e, consequentemente, menos propícios às auguras da vida.
            Vamos então continuar sim, com o auxilio aos necessitados, porem, abrindo outras frentes de trabalho. Frentes estas, que, inclusive em alguns pontos já estão sendo realizadas.
            Temos como exemplo, o “Lions Quest”, presente em mais de 50 pais, onde mais de 12 milhões de jovens se beneficiaram com o programa. Temos também os “Mutirões da Saúde”, onde doenças são diagnosticadas com antecedência, facilitando o tratamento. Os Cursos e Palestras sobre variados temas, e ainda Promoções de Campeonatos e Gincanas Culturais.
            Não podemos afirmar que teremos resultados em um curto espaço de tempo, porem, tal qual semente de Lichia, devemos plantá-la, e no futuro colheremos ótimos frutos.
                                                                                             




CL CÉSAR GULLO
LC BRODOWSKI-SP

28 de maio de 2.013

Nenhum comentário:

Postar um comentário