segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A IMPORTANCIA DE UM CLUBE DE SERVIÇO


A IMPORTÂNCIA DE UM CLUBE DE SERVIÇO

Nos dias atuais, quando muito se fala em desemprego, em crise, em falta de orientação, em degradação dos valores morais, em desvirtuação de nossa juventude, na falta de ética dos nossos políticos e governantes, na crise de nossa educação, de nossa saúde pública, surge a importância de um clube de serviço desinteressado dentro de nossa sociedade.

E o que é um clube de serviço ?

Nada mais que uma associação de homens esclarecidos e dotados de uma filosofia que procura o bem comum, trabalhando desinteressadamente para solucionar, ou pelo menos, minimizar os problemas que afligem uma comunidade e que são alicerçados no companheirismo sadio.

Por isso mesmo, faz parte do Código de Ética desses clubes, a isenção política, religiosa ou de cor. É um grupo homogêneo trabalhando com uma única finalidade: PRESTAR SERVIÇO.

E isto é uma das qualidades essenciais de qualquer clube de serviço. Não se ter cor política, religiosa ou racial, importando-se apenas e unicamente com o nosso semelhante na busca de soluções de seus males.

Em nossa cidade de Brodowski-SP, a exemplo da grande maioria das cidades de nosso pais, existe o ROTARY CLUBE, fundado em 1.976 e o LIONS CLUBE, fundado em 1977, ambos com uma grande gama de serviços prestados ao longo desses 30 anos de existência.

O Rotary Clube com a sua campanha de poliomielite, onde é o líder mundial no atendimento dessa doença, com os seus atendimentos à APAE, à Creche, ao Asilo, com campanhas e que são fatores para a sobrevivência destes entidades, com seus atendimentos aos carentes, aos necessitados, com suas campanhas culturais em nossas escolas, com as campanhas de orientação aos nossos jovens, tem mostrado a sua importância na cidade.

O LIONS CLUBE também mostrado o seu trabalho. Com a construção e manutenção do VELÓRIO LIONS CLUBE, e que após ser totalmente remodelado e reformado no inicio do segundo semestre de 1.997, com a ajuda de nossa comunidade e da municipalidade, hoje é administrado pela Prefeitura Municipal, que oferece gratuitamente o seu uso.

Com o CENTRO SOCIAL LIONS CLUBE, que desde 1.986, e cuja construção iniciou-se em 1.982, vem sendo usado constantemente, pela Casa da Agricultora que ministra diversos cursos de utilidade pública, pela COONAI, pelas nossas igrejas, comunidades evangélicas, , servindo também como um ponto social para casamentos, aniversários e eventos, e tantas outras utilidades sociais e comunitárias, além de servir como sede para o clube, que ali já sediou reuniões e convenções distritais.

Estas duas obras já traduzem a importância desse clube na cidade. E também a atuação comunitária com a campanha quase trimestral de doação de sangue para o HC de Ribeirão Preto, que tantos pacientes de Brodowski atende, com as campanhas de prevenção do diabetes, com a realização de feiras de saúde, com sua luta contra a cegueira , marca tradicional da Associação Internacional de Lions Clubes, com a campanha Sighfirst III em andamento e que a luta maior contra cegueira evitável no mundo. . Saliente-se que o LC Brodowski sempre colaborou com esta campanha e só neste ano de 2.007 foram doados U$ 1.000, e que mantem hospitais, milhares de operações visuais. As campanhas de doação de cadeiras de rodas, de medicamentos, de atendimentos vários. Enfim uma gama de serviços prestados a nível local, nacional e mundial. Clube que já manteve o LEO CLUBE, que é grupo de jovens que recebem orientação sadia, que luta contra s drogas e os vícios, que mostra um caminho decente para a juventude e que presta também inúmeros serviços comunitários, a exemplo do que faz a Ordem DeMolay, que é mantida pela Loja Maçônica Luz de Brodowski. E ainda temos a Loja Maçônica Compromisso de União, temos a juventude Vicentina, temos o A.A., temos a Associação Ecológica Vida Verde, temos a Sociedade Amigos do MUSEU PORTINARI, temos o CLUBE DA 3A. IDADE VIVENCIA FELIZ, temos o Clube da 3a. Idade Vivencia Feliz, temos a comunidade metodista, temos as associações de Bairros, temos os grupos evangélicos da Igreja Católica, e tantos outros.

São entidades que mostram realmente o que representam para a sociedade, que não aceita as desculpas de falhas dos governos municipal, estadual e federal, e fazem a sua parte na cidadania, no atendimento, na prestação de serviço, na solidariedade.

Se olharmos as atividades diárias, semanais, mensais, anuais destas entidades todas, que são constantes, poderemos avaliar a verdadeira importância para todos na comunidade, seja autoridades, entidades ou a coletividade. Seja para os carentes, doentes, necessitados, seja também para as entidadades filantrópicas, como a APAE, a Creche, o Asilo e todas. Alem do caráter assistencial, que não é o prioritário nestes atendimentos, já que atualmente a linha mestra vem sendo também o caráter educativo, instrutivo, esclarecedor, não podemos negar o valor que todas representam.

A participação do LIONS e do ROTARY em todos os eventos municipais também são de grande importância. Seja na Semana de Portinari, seja agora na PIAZZA DELLA NONNA, nos festejos de aniversários da cidade, seja em campanhas sociais e de esclarecimentos, em palestras, todas mostram o potencial de trabalho e estão sempre prontas a trabalharem em prol das causas justas, independente de partidos políticos, de religião ou de cor.

Temos o exemplo atual do LIONS CLUBE DE BRODOWSKI que em parceria com a ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA VIDA VERDE, estão preocupados com o meio ambiente, especialmente local, e já iniciaram um trabalho de reposição de arvores e manutenção dos locais de captação de água potável que abastece a cidade. E já estão, nesta luta e divulgação, conseguindo a adesão de outras entidades, das Lojas Maçônicas, para que este trabalho atinja o seu intento final, ou seja, lutar pela melhoria do meio ambiente, defender as nascentes de água potável da cidade, e do reflorestamento onde ele se fizer necessário.

Outro lado deste trabalho é a divulgação da nossa terra, da cidade onde os clubes estão estabelecidos, da nossa cultura e do trabalho do nosso povo. São clubes que mantém, a exemplo do LIONS CLUBE, membros na Governadoria desta associação Internacional, onde Brodowski já teve vice governador, presidentes de região, presidentes de divisão, editores de boletins distritais e tantos outros cargos relevantes. Neste ano de 2.007, Brodowski possue 3 membros dentro do staff da Governadoria, o que por si só, mostra a sua de seu trabalho e o ideal de seus associados. E o LIONS CLUBE DE BRODOWSKI também já levou o nome de BRODOWSKI a nível nacional, vencendo em 1.982, concurso de boletins leonisticos, que teve a participação de clubes de todo o Brasil.

Estes são alguns pontos da atuação de um clube de serviço que passa desapercebido pela comunidade, pois não é pratica constante dos mesmos fazer uma divulgação mais intensa de seus trabalhos, porque para eles o mais importante é estar sempre praticando os seus objetivos e suas campanhas em prol do bem comum, da comunidade.

Por tudo isso, pode-se dizer que Brodowski é uma cidade privilegiada, assim como são todas as cidades que possuem clubes como Lions e Rotary e todos os demais, seja Loja Maçônica, ONG ou comunidades, que formados por pessoas diferenciadas, que individualmente podem ter cor partidária ou religiosa, mas colocam sempre acima de tudo, o seus códigos de estica, os seus objetivos e lutam pelo semelhante, pela melhora do nosso mundo, do nosso meio ambiente, da nossa cultura, da nossa cidadania, que clama pela honestidade de nossos governantes, que deploram a corrupção. Que contribuem também para o fortalecimento da amizade, do companheirismo que reina entre os seus associados, e que usam dessa força para aumentarem a união dos seus membros, dos membros da comunidade, pela amizade coletiva de um povo e principalmente que lutam pela ética, pela moral, pela decência, pela liberdade, pela igualdade e pela fraternidade.

Que bom se todos assimilassem o que prega o Código de Ética, os Objetivos, os Estatutos, os Regimentos e tudo que prega estas entidades, que bom seria se todos tivessem no coração o que de mais puro e sublime pregou o nosso Meste maior JESUS CRISTO : o AMOR FRATERNO.

( CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA )

LIONS CLUBE DE BRODOWSKI – LC-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário